FERMENTO EVANGÉLICO NO MUNDO
PROGRAMA CATEQUÉTICO 2025/2026
Infância, Adolescentes, Juvenis e Adultos
2025
19 de Setembro – Reunião Geral de Catequistas às 21.00H na Igreja Sagrada Família
04 de Outubro – Início da catequese para os de Sábado
05 de Outubro – Início da Catequese para os de Domingo
19 de Outubro – Festa de S. Carlos Acutis
07 de Novembro – Reunião com os pais, Pároco e catequistas do 1º Ano às 21H Igreja Sagrada Família
30 de Novembro – I Domingo do Advento – Início Ano Litúrgico A
6 de Dezembro – Dia de S. Nicolau
09 de Dezembro – Celebração do Acolhimento às 11H na Igreja Sagrada Família
12 de Novembro – Reunião com os pais, Pároco e catequistas do 5º ano às 21H na Igreja Sagrada Família
14 de Dezembro – Celebração da Esperança às 11H
20 e 21 de Dezembro – Final do 1º Período de Catequese-Festa na catequese
2026
10 e 11 de Janeiro – Início do 2º Período de Catequese
23 de Janeiro – Reunião com os pais, Pároco e catequistas do 4º ano às 21H na Igreja Sagrada Família
25 de Janeiro – Festa da Palavra às 11H na Igreja Sagrada Família
06 de Fevereiro – Reunião com os pais, Pároco e catequistas do 6º ano às 21H na Igreja Sagrada Família
07 de Fevereiro – Celebração da Fé às 16H
20 de Março – Reunião com os pais, Pároco e catequistas do 2º ano às 21H na Igreja Sagrada Família
22 de Março – Celebração do Pai Nosso às 11H
27 e 28 de Março – Adoração a Jesus/Santíssimo
28 e 29 de Março- Final do 2º Período de Catequese
29 de Março – Domingo de Ramos na Paixão do Senhor
02 a 04 de Abril – Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor
10 de Abril – Reunião com os pais, Pároco e catequista do 9º ano às 21H
11 de Abril – Celebração do Compromisso do 9º ano às 16H
11 e 12 de Abril – Início do 3º Período de Catequese
26 de Abril – Domingo do Bom Pastor
01 de Maio – Início do Mês de Maria
03 de Maio – Dia da Mãe
08 de Maio – Reunião com os pais Pároco e catequistas do 7º Ano às 21H na Igreja Sagrada Família
14 e 15 de Maio – Preparações para a Festa das Bem-Aventuranças às 19H
17 de Maio – Festa das Bem-Aventuranças às 11H
22 de Maio – Reunião com os pais, Pároco e catequistas do 3º ano às 21H
27/28 e 29 de Maio – Preparações para a celebração da Festa do Perdão às 19H
30 de Maio – Celebração da Festa do Perdão às 17H
05 de Junho- Reunião com os pais, Pároco e catequistas do 8º ano às 21H na Igreja Sagrada Família
07 de Junho – Celebração da Vida do 8º ano às 11H
01/02 e 03 de Junho – Preparações para a 1ª Comunhão às 19H
04 de Junho – SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO
27 de Junho – Celebração do Envio do 10º Ano às 16H
14 de Junho – Peregrinação Diocesana ao Santuário Sagrado Coração de Jesus
OBS: Catequese de Adultos através da Rádio Geice “Igreja Presente” (90.8) de 15 em 15 dias, à quarta-feira, às 21H no programa Igreja Presente. Também no Instituto Católico. Outros momentos de conferências e debates, ações que estão previstas
Celebração da Festa da Eucaristia às 11H
CATEQUESE PARA TODOS
|
Ao longo da caminhada da fé, a catequese na paróquia de Nossa Senhora de Fátima assume um papel fundamental na vivência da comunhão e no aprofundar do encontro com Cristo. A experiência do abraço, embora simbólica, traduz a realidade do amor divino que acolhe cada pessoa sem condições, como descrito na passagem do Filho Pródigo, em que o pai corre ao encontro do filho e o envolve num abraço de misericórdia (cfr. Lc 15,20). Este gesto reflete a atitude da Igreja, que, inspirada pelo exemplo de Jesus, chama os seus filhos a viverem uma fé marcada pela inclusão, pelo acolhimento e pela reconciliação. A catequese, conforme afirmado no Catecismo da Igreja Católica (426 e ss.) e aprofundado na Exortação Apostólica Catechesi Tradendae (20-21), não se reduz à transmissão de conhecimentos, mas propõe uma vivência que leva a um compromisso pessoal e comunitário. É neste contexto que o abraço se torna imagem da missão da Igreja: ser família onde todos são chamados a crescer no amor e na partilha do Evangelho. A Eucaristia, como “fonte e cume” da vida cristã (Lumen Gentium, 11), constitui o momento culminante desse encontro, reforçando a ligação entre os irmãos no Corpo de Cristo. No novo ano pastoral, sob o lema diocesano “Fermento no mundo”, somos convidados a aprofundar a missão evangelizadora, testemunhando a presença transformadora de Cristo no meio da sociedade. Como nos recorda D. João Lavrador, “envolvidos e seduzidos por uma cultura de individualismo, teremos de reforçar a nossa convicção vinda do encontro com Jesus Cristo”. O apelo que nos dirige é claro: viver uma participação ativa na comunidade e uma partilha generosa dos dons de cada cristão, para sermos sinais de esperança junto de todos os que caminham connosco. Assim, abraçar significa abrir os corações à graça que reconcilia, mas também assumir a missão de ser fermento de fraternidade no mundo. Na Diocese de Viana do Castelo, o Jubileu e o lema pastoral unem-se num único convite: viver a fé como um verdadeiro abraço que transforma, acolhe e envia em missão. “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35). LP.
|
Objetivos:
Abraço que acolhe, fé que envia: ser fermento no mundo mundo.
«Não até sete, mas até setenta vezes sete» (Mt 18,22). Eis a resposta de Jesus à pergunta de Pedro: «Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim?» (Mt 18,21).
O Grupo de Jovens 70×7 surgiu a poucas semanas do início do Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco. Para nós, esta resposta de Jesus revelou-se particularmente interpeladora. Com a expressão «até setenta vezes sete», Jesus diz-nos claramente que, voltando-nos para Ele, que é o rosto privilegiado da misericórdia de Deus, somos também nós chamados a ser sinais visíveis da Sua misericórdia.
Com este espírito, o grupo de jovens pretende ser um espaço de alegria, convívio, fé e oração. Acima de tudo, pretende ser um grupo aberto a todos, disposto a traduzir a misericórdia divina na família, na paróquia, na escola, no meio do mundo!
Vem daí! Vem ajudar a tornar a nossa Igreja cada vez mais jovem, leve e bela. Contamos contigo!
Programa: O Grupo de Jovens 70×7 reúne duas vezes por mês, à 2ª e 4ª sexta-feira, pelas 21h30, na Igreja da Sagrada Família.
Na primeira reunião de cada mês, contará com a presença de um representante do Sector Juvenil do Movimento da Mensagem de Fátima para, assim, vivermos mais plenamente a mensagem de Fátima, conseguirmos responder, com todo o nosso coração, ao chamamento de Nossa Senhora, nossa mãe e, tal como ela, sermos capazes de dizer “sim” perante os desafios da nossa caminhada.
Para aprovação
Onde há fé, há caridade e tem de haver lugar para a esperança.
Ora a porta duma igreja paroquial aberta é sinal de que, de facto, é casa de Deus, é casa para todos. Pode-o ser para os crentes e não crentes, pois todos ali poderão entrar.
Uns entrarão para admirar a arte, outros para, quem sabe, de joelhos ou de pé, se encontrar com Aquele que está, no sacrário, com o Deus na pessoa de seu filho encarnado, ali presente e “tão real e perfeitamente como está no alto dos Céus”.
Ali pode num simples e pequeno gesto o “peregrino”, o “passante”, o “caminhante”, levar consigo uma esperança nova, uma mudança de coração, uma nova fé, uma graça, e sempre levará uma benção do Divino.
A porta que nós queremos aberta como abertas temos tantas portas de bem fazer em relação à Infância, à Terceira Idade, aos dependentes, aos deficientes, aos passantes, ou aos indiferentes… portas que nada valem diante de um Bom Jesus se por acaso nos esquecermos D’Aquele a que tudo preside e nos enleva no amor aos outros.
Obrigado aos ostiários porque se deve a eles esta possibilidade de não falharmos neste pormenor, e darmos oportunidade a que muitas vezes uma lágrima seja transformada numa nova vida, numa nova esperança.
PRAESIDIUM De Nossa Senhora da Sagrada Família
A Legião de Maria é um movimento de leigos, fundado em 7/9/1921, por Frank Duff. Foi fundada nesta paróquia em 2 de Maio de 2015. Reúne todas as terças feiras às 17h 45m no Inverno e às 18h 15m no Verão. Nas reuniões, fazemos as orações iniciais, rezamos o Terço e outras orações da téssera. É lida e apreciada a acta da reunião anterior, e é feita a apresentação do relatório dos trabalhos e a distribuição de outras tarefas, para trazer na reunião seguinte. Nela revivem-se os sacrifícios e problemas, pelos merecimentos infinitos de Jesus Cristo e de Maria Santíssima.
“O Presidium de Nossa Senhora da Sagrada Família de Paróquia de Nossa Senhora de Fátima conta com 10 elementos activos.
Os nossos objectivos principais para este ano Pastoral são: a Família, Amor e Vida. São tema o Diocesano e Paroquial:
* Refletir na gratidão e por em prática a gratidão para com Deus, sua Mãr e para com os nossos irmãos legionários, assim como todos os fieís ou filhos do mesmo Deus.
* Refletir e criar ambiente de oração que nos encha de energia para levarmos as nossa obras com Maria e Bom pastor dando testemunho de gratidão para com quem trabalhamos.
* Fazer visitas aos idosos e doentes nos lares, hospitais e em casa e mostrar-lhes sempre um rosto alegra e sabermos por exemplo, dizer ao idoso, ao doente, ao isolado, “obrigado” por nos ter acolhido ou um até quando Deus quiser.
* Ajudar na Paróquia, naquilo que necessite.
* Assegurar o serviço de ostiário na Igreja e o de acolhimento nas missas dominicais.
* Concorrer para que a igreja, se conserve limpa e asseada como convém.
* Participar na Peregrinação da Legião de Maria a Fátima em 28 e 29 de Outubro.
* Contactar os pais das crianças que faltam à catequese, quando disso nos é dado conhecimento.
* Realizar um encontro de membros auxiliares da Legião de Maria.
* Participar ou organizar uma festa de gratidão na paróquia com programa a estudar…
O Movimento Esperança e Vida (M.E.V.) é uma associação de apostolado laical de nível nacional, constituída e dirigida por mulheres viúvas, destinada a dar-lhes apoio. O seu objetivo principal é ajudar a descobrir o apelo divino que lhes é feito através da viuvez e responder-lhe generosamente, para que cada uma descubra o seu lugar na Igreja e no mundo, ajudando-as a viver em dignidade e responsabilidade a sua viuvez.
Já longe vai o ano de 1926 quando o Cónego Dr. Manuel Formigão criou a “Associação de Nossa Senhora do Rosário” cuja finalidade era ajudar os seus membros a “conhecer, viver e difundir a Mensagem de Fátima”. A 20 de Abril de 1934, o Episcopado Português aprova os primeiros Estatutos que transformam esta Confraria na “Pia União dos Cruzados de Fátima” como obra auxiliar da Acção Católica Portuguesa.
Um período de longo trabalho, reflexão e diálogo precedeu a renovação dos Estatutos da Pia União. Foram apresentados à Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa que os aprova a 5 de Julho de 1984, alterando a sua denominação para “Movimento dos Cruzados de Fátima”.
Oração, Peregrinos e Doentes são os campos de Pastoral que o Movimento assume ao procurar entender os pedidos de Nossa Senhora em Fátima e as manifestações dos primeiros peregrinos que acorriam à Cova da Iria. Sendo a mensagem de Fátima proposta a “todos os membros do Povo de Deus” o Movimento cria no seu seio um Sector Jovem, um dos “ramos mais fecundos da renovação ambicionada” e estimula experiências no “Sector dos Mais Novos”.
Neste como na Pastoral pretendemos fundar dois grupos de Mensagem de Fátima um infantil e outro de Jovens, para além dos adultos.