O Refeitório Social tem como finalidade dar resposta a pessoas sem-abrigo, passantes, toxicodependentes, pessoas desintegradas, na cidade de Viana do Castelo, em situação de risco ou de perda de inclusão social por período temporário ou permanente, contribuindo para que tenham uma vida digna, confortável e saudável, prestando ajuda direta ao excluído social.
Destina-se a receber excluídos de ambos os sexos, a partir dos 18 anos e, excecionalmente, de outras idades quando acompanhados pelos seus progenitores. Em primeira instância, dá resposta às necessidades da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima ou do concelho, bem como dos utentes encaminhados pelo Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social, de acordo com o protocolo estabelecido.
Esta resposta foi fundada em 1990 e está sedeado na Rua das Bandeira,639, em Viana do Castelo, com capacidade para 36 utentes. Atualmente serve-se uma média de 7 almoços e 70 jantares todos os dias do ano.
– Satisfazer as necessidades alimentares básicas (Alimentação e higiene) dos indivíduos e dos agregados familiares que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconómica
– Promover a autoestima através da prática de hábitos de higiene
– Promover momentos de socialização
– Sinalizar e diagnosticar situações, tendo em vista encaminhamento
– Prestar apoio psicossocial de modo a contribuir para o bem estar das pessoas
– Atendimento/sinalização e diagnóstico das situações, tendo em vista o seu encaminhamento
– Confeção e serviço da alimentação (almoço e jantar)
– Higiene pessoal nas instalações do Refeitório Social
– Fornecimento, eventual, de roupa lavada
– Prestação, eventual, de serviços médicos e de enfermagem
– Direção:
Compete à Direção do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima aprovar todas as atividades desenvolvidas na resposta social e supervisionar a gestão de recursos humanos, económicos e financeiros assim como os serviços que são prestados.
– Coordenação Técnica:
O refeitório social é coordenado por um técnico superior, que em termos hierárquicos, responde perante a direção do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, pelo funcionamento, disciplina e eficiência dos serviços.
– Equipa Técnica:
Técnica Superior de Serviço Social
Sociólogo
– Equipa não Técnica:
Cozinheiro/a;
Auxiliar de serviços gerais;
Ajudante de Cozinha.