Corria o ano de 1979 na jovem paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Padre Artur Coutinho, pároco desta comunidade deu início a um projeto inovador, que ainda hoje é muito importante nesta paróquia e na cidade, que é a escola de música da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima;
Inicialmente com objetivos convergentes com a dinâmica da Igreja, sobretudo pela necessidade de descoberta de potenciais tocadores de órgão para a eucaristia, e como forma de promover alguma formação para os participantes no grupo coral, esta escola de música dava os primeiros passos na Sacristia da Igreja, dispondo apenas de um órgão e de uma pequena sala.
Foram vários os professores que por cá passaram:
– Professor Manuel Esteves
– Padre José Lima
– Professor Fernando Barrocas
– Professor Diogo Pires
– Professor Júlio Viana
– Professora Maria João Oliveira
– Professora Maria Manuel Oliveira
– Professor João Sá
– Professor Luís Branco
– Professor Abel Coelho
– Entre outros…
Atualmente é lecionado:
– O Órgão e Piano por parte do professor Luís Branco que também dinamiza a Formação Musical (solfejo);
– A Viola e a Guitarra está a cargo do professor Abel Coelho com a sua capacidade de cativação dos jovens que por ali passam;
– O Cavaquinho por parte do professor João Sá.
O grupo de cavaquinho em 1995 procedeu à gravação de uma cassete. Com a cassete gravada, o grupo teve um enorme sucesso, tendo participado em numerosos espetáculos um pouco por toda a região norte.
Foi ainda gravado um CD “Planeta Terra” produzido pelo Clube do Sol, do Clube de Guitarras da Paróquia. O CD foi gravado e reverteu a favor do Berço.
– Despertar para a sensibilidade musical;
– Dotar os jovens de conhecimentos musicais e técnicas do instrumento que toca.
– Descobrir e encaminhar, para escolas oficiais, crianças ou jovens que se revelem vocacionados para a música.
– Além do ensino uma parte importantíssima é a vertente social a quem dá-mos muita atenção.
– Cavaquinho;
– Piano;
– Órgão;
– Formação Musical;
– Guitarra;
– Diversas atuações quase sempre de cariz solidário.
Estes são os instrumentos que de momento se aprende na Escola não quer dizer que não possa haver outros dependendo sempre do número de alunos.
Cada aluno tem o seu instrumento, ao qual põe ao serviço da Escola sempre que necessário, para deslocações transporte próprio.
Cavaquinho
– O Cavaquinho é o mais popular dos instrumentos de cordas portugueses. Toca-se geralmente de “RASGADO” como instrumento Harmónico para acompanhamento, outra técnica de tocar é o “PONTEADO” onde se executa a melodia.
Guitarra
– As aulas de GUITARRA visam introduzir o aluno ao mundo musical tendo por companheira a Guitarra. Tratando-se de um instrumento Ritmo-Melódico e enraizado na nossa cultura local e mundial torna-se num instrumento versátil.
As aulas estão estruturadas de forma a que o aluno possa desenvolver técnica e prática com apoio de material teórico.